
Graziela F Braz
PSICÓLOGA JUNGUIANA | TERAPEUTA CORPORAL
Psicologia clínica
A psicologia clínica é uma das áreas de atuação que estuda as condições que possam causar mal-estar ou sofrimento às pessoas através da investigação, avaliação, diagnóstico, prognóstico, tratamento, reabilitação e prevenção de aspectos da saúde mental. Para isto, o profissional se baseia na observação e análise aprofundada da historia de vida cada paciente, tendo como objetivo principal despistar qualquer indício psicopatológico e promover melhora na qualidade de vida.
Todo este processo acontece de forma terapêutica, em que o psicólogo adota essencialmente uma postura de suporte e contenção, procurando igualmente criar, em conjunto com a pessoa, estratégias de intervenção psicológica para diminuir, aliviar, e até extinguir o sofrimento desta, de modo a restabelecer o bem-estar e o equilíbrio emocional.
Durante a psicoterapia, o profissional estimula o crescimento humano, de forma que o indivíduo aprende a reservar tempo para ouvir os seus próprios pensamentos, dar a devida atenção aos seus sentimentos e ao ambiente no qual se encontra e assim aprender a relacionar-se consigo próprio, com os outros e com a vida, revendo assim a sua visão do mundo, das suas crenças.
Esta ciência foi criada por volta do final do século XIX por alguns médicos psiquiatras e neurologistas que tratavam pacientes com doenças mentais, sendo iniciada por Freud.
Entre seus representantes mais conhecidos, posso citar: Freud, Jung, Lacan, Rogers, Beck, entre outros que com suas linhas de pensamentos sobre a constituição do ser humano contribuem para a melhor compreensão das dinâmicas e estruturas de personalidade, da deterioração mental.