top of page

A Importância do brincar para o crescimento infantil no período de 0 a 2 anos de idade.

 

1. Qual o melhor brinquedo para meu filho na idade de até dois anos? 

2. O que a criança aprende neste período?

 

O brincar é fundamental para as crianças, pois é através das brincadeiras e jogos que toda criança diverte-se, assimila as regras e normas, tanto da família quanto da sociedade.  Aprende a lidar com frustrações, necessidade social, inter-relação, respeito a regras, competição, cooperação, emoção, autocontrole, autoestima, valorização e respeito com o próximo, capacidade de realizar e transpor obstáculos.

 

Desde o inicio da vida, a mãe ou o cuidador da criança nomeia através de brincadeiras partes do corpo para que assim a criança reconheça como seu. Como por exemplo, a brincadeira do espelho, em que a criança se reconhece como individuo independente e separado da mãe.

A criança, nos primeiros anos de vida, deve ser estimulada com formas, cores, texturas, sabores, bem como as musicas que ensinam e diferenciam sons humanos dos animais devem ser inseridos gradativamente na rotina para que possa diferenciar e saber detectar quais são as suas preferencias e necessidades.

 

Na medida em que se desenvolve, a criança conquista seu espaço no mundo aprendendo as regras sociais do pequeno circulo que faz parte, utilizando os brinquedos que serão divididos com irmãos e amiguinhos.

 

É indicado inserir as crianças até dois anos a utilização de livros coloridos, laváveis (para o uso no banho), brinquedos de peças únicas, coloridas, uso de bolas, tapetes com texturas a fim de estimulação tátil, o uso de brinquedos e utensílios como fantoches, brincar de casinha, esconde- esconde, etc.

 

Com a finalidade de estimular a criatividade, foco, atenção, cooperação, condicionamento físico, lateralidade, expressão e linguagem corporais, noção de tempo e/ou espaço, força, etc.

 

Listo algumas dicas de brinquedos e suas finalidades mais indicadas para a faixa etária de zero a dois anos, que vai perdendo gradativamente o interesse, porem continua entretendo crianças de varias idades. Chocalhos, brinquedos musicais, brinquedos de berço, móbiles, livrinhos de pano ou plástico, bolas com texturas diferentes para serem agarradas com as duas mãos. Brinquedos flutuantes (patinhos de borracha que bóiam na água), cubos que tenham guizos embutidos ou ilustrações, brinquedos eletrônicos de aprendizado, mesa pequena com cadeirinhas na altura em que a criança possa alcançar os pés corretamente no chão, telefone de brinquedo, espelhos, brinquedos que emitem sons por meio de botões de apertar, girar ou empurrar. Brinquedos de variadas texturas (estimulam os sentidos da visão, da audição e do tato), bonecas de tecido e bichos de pelúcia feitos de materiais atóxicos, livros e álbuns de fotografia com ilustrações dos familiares e objetos conhecidos, brinquedos de empurrar ou puxar, brinquedos de montar e desmontar. Os brinquedos devem ter cores vivas e não podem ser tóxicos.

bottom of page