
Graziela F Braz
PSICÓLOGA JUNGUIANA | TERAPEUTA CORPORAL
Papel do psicólogo na qualidade de vida do indivíduo
Qualidade de vida: é uma noção eminentemente humana, que tem sido aproximada ao grau de satisfação encontrado na vida familiar, amorosa, social e ambiental e à própria existência. Pressupõe a capacidade de efetuar uma síntese cultural de todos os elementos que determinada sociedade considera seu padrão de conforto e bem-estar. O termo abrange muitos significados, que refletem conhecimentos, experiências e valores de indivíduos e coletividades que a ele se reportam em variadas épocas, espaços e histórias diferentes, sendo, portanto uma construção social com a marca da relatividade cultural.
Quando pensamos na busca da felicidade, em bem estar com o próximo, desejamos na maioria das vezes uma melhor qualidade de vida, nas relações com todas nossas relações interpessoais.
A qualidade de vida, então, envolve os diversos aspectos da vida, como relacionamentos sociais, afetivos, carreira profissional, condição física e corporal, autoestima, lazer, desenvolvimentos acadêmico e cultural, ou seja, quando se pensa em qualidade de vida é preciso pensar no ser como um todo.
O psicólogo tem como objetivo a prevenção e promoção de saúde, identificando bloqueios e implicações apresentadas na dinâmica familiar/individual a fim de compreender e contribuir para que tais implicações sejam resolvidas através da intervenção da ajuda profissional e reflexão do próprio paciente.
À medida que avalia suas ações, o paciente que causa mudanças sensíveis às quais proporciona na maioria das vezes um bem estar pessoal, uma qualidade de vida, uma nova adequação nos sentimentos, pensamentos e em seus hábitos que reflete nas relações interpessoais.
Durante as ponderações feitas, por vezes nos indivíduos, que proporciona uma busca por qualidade de vida provocando as mudanças nos hábitos alimentares, prática de esportes, quando é mais intensa há uma procura no aperfeiçoamento da sua espiritualidade ou aquela que mais lhe faz sentido.